Pesquisar este blog

27.10.11

Devaneios do cansaço


Ando sumida daqui, confesso que escrever ao menos três vezes por semana para o Minha Saia é mais justa, tirou um pouco do meu tempo. Mas não só. Meu trabalho resolveu dar uma guinada e ocupar mais horas do meu dia. Hoje foi um dia muito cansativo e quando fico muito cansada tenho mania de pensar e devanear sobre a minha vida.
Provavelmente foi assim que nos últimos anos como professora e terminando a faculdade meu stress apareceu e com ele a depressão. Cansada e pensando. Mas não hoje, não nesta nova fase. 
Hoje olhei para trás e percebi que trabalhar nunca foi um problema pra mim. Desde o meu primeiro emprego aos 13 anos de idade, como recepcionista de uma academia de judô, até hoje, nunca fiquei mais de um mês desempregada. Em geral saí de um trampo, para assumir outro.
O que não significa que tenho uma carreira brilhante. Nos últimos tempos parece que carreiras brilhantes são comuns. É verdade que elas se disseminaram. Sinto muito Direito, Medicina e Engenharia, mas tem mais gente brilhando além de vocês. Só que eu escolhi algo que no Brasil, quase nunca brilhou. Eu desenvolvi em 10 anos de magistério e 14 de estudos em educação, uma carreira sólida. Depois desse tempo percebi que ainda faltavam mais uns 10 anos para conseguir algo mais significativo, como uma diretoria de escola. Com 20 anos de profissão eu teria enfim uma promoção para sequer dobrar o meu o salário. Então eu desisti da educação e desde então venho tentando criar uma identidade profissional.
Não fiquei sem trabalho nunca, sempre empregada. Ao todo, são 21 anos ralando para pagar as contas e alguns pequenos desejos. Às vezes olho para isso e penso "que merda micaela, você não conseguiu". Coisa de virginiana, coisa de quem não chegou aonde quer ainda. Mas quando tenho pequenas vitórias, como a desta semana, eu olho para toda essa história e penso "caramba mica, tá macgyver heim!? já fez de tudo um pouco e sua hora de brilhar está chegando!". Prefiro o segundo pensamento, ele não desastabiliza minha depressão, ele me faz sorrir. 
E é verdade. Já fiz muita coisa: recepcionista de academia, modelei (sim eu já fui magra rs), promotora de marcas, telefonista, recepcionista de consultório médico e assistente de laboratório, professora de educação infantil e de ensino fundamental I, coordenadora pedagógica, escriturária técnico judiciário, escriturária, assistente jurídica. Mais os "por fora" como ficar na porta de festas que as bandas de amigos iam tocar, vender meu cérebro fazendo trabalhos, resenhas e monagrafias e, a enorme lista de trabalhos manuais que me enfiei em algum momento. 
Emprego e ralar de trabalhar nunca foi um problema pra mim. Mesmo sem brilho, mesmo sem total realização. Só fica uma constatação ruim: eles estragam a minha criatividade. 

6 comentários:

  1. Quero dizer que Você é uma pessoa brilhante, porque você é boa em tudo que faz. Sem mais

    ResponderExcluir
  2. Aiaiai.. escrevi e deu pau.. lah vou eu again..

    Mica, linda!
    Vc esqueceu de dizer que vc é uma fantástica Disaster de Interiores e Consultora de Feng Shui !!!
    E não adianta, vc estah fadada ao sucesso!!

    Loveú!

    ResponderExcluir
  3. Mica do pouco que eu vejo de vc por aí, por aqui e acolá, sempre tenho uma Certeza:Paixão...sim tudo que vc faz tem paixão, tem útero e Logico, òbbbbbvio que o resultado tem que ser MICA Feliz!
    Essas encanações sempre virão, porra imagina uma pessoa que diz:Nossa estou feliz, não quero mais nada na vida, não preciso fazer mais nada e .. e...???!!!
    Sempre iremos nos criticar, buscar e querer mais.Aí vem aquele velho jargão..mas que é certo:A vantagem dos anos de vida é serenar a nossa ansiedade e as coisinhas que aprendemos nos levar a seguir adiante!
    Mica sempre Micaravilha!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa meninas! Obrigada!!! Vocês são demais!

    Mônica acredita que eu acordei num sobressalto de madrugada dizendo "putz não coloquei o design e o feng shui!" e decidida a editar o texto hoje. Mas antes de responder, fui relê-lo e percebi que só falei dos empregos, dos trabalhos, do que paga as contas... a designer, a feg shuista e a blogueira são a próxima fase, a do brilho ;)

    ResponderExcluir
  5. certo.. pq como dizem as "bibas amigas", vc não nasceu, vc ESTREOU!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. certo.. pq como dizem as "bibas amigas", vc não nasceu, vc ESTREOU!!!!!!!!

    ResponderExcluir