Pesquisar este blog

30.1.12

O diferente


Acabo de ver esta foto publicada no Facebook pelo Obvius, site que aliás recomendo muito. De cara já achei linda e perdi alguns minutos olhando as expressões das meninas que observam a criança loira. Foi então que resolvi elogiar nos comentários e tive o desprazer de ler os que ali já estavam. 
O primeiro deles era "o raro na zona! lol" e apesar da avalanche de pensamentos que tive, me policiei e disse "ah tá, ela deve estar tirando... meio infeliz, mas é só uma brincadeira". 
Logo abaixo veio a melhor pérola "Jesus falando aos seus discípulos... lindo!" Como assim!? COMO ASSIM?  
A foto é de uma beleza incomparável e leva à várias reflexões. Há meninas com olhar e linguaguem corporal indicando curiosidade sobre aquela criança diferente delas. Há outras com um riso assustado. Há muitas rindo e até uma gargalhando, segurando a boca. Milhares de pensamentos podem ter surgido em suas mentes e podemos até tentar imaginar alguns. Se fossem crianças ocidentais, eu diria que a de vestido amarelo pensou "Nossa que coisa mais esquisita!". Já a de vestido quadriculado vermelho, abaixada em frente a criança, tem cara de quem observa para ver se é verdade. E a de vestido rosa com a mão na boca "Nossa que coisa mais branca!". Mas pelas vestimentas e traços elas me parecem indianas ou um grupo possivelmente hindu e eu só sei sobre eles o que os livros ocidentais dizem. Não me sinto suficientemente conhecedora da cultura para arriscar o que elas estão pensando. 
No entanto, arrisco com quase absoluta certeza de que o olhar sobre o diferente causa o preconceito. E tenho dois exemplos para me apoiar. Primeiro a foto. Quantas vezes já vivemos a situação parecida em nossa sociedade, só que tendo crianças brancas olhando negras ou orientais desta mesma forma? E quantas vezes depois disso, parte delas passou do riso às ofensas, enfatizando a diferença e assumindo o controle da relação, tornando-a uma relação de poder? 
Segundo, os comentários. Como foi possível enxergar na criança loira o símbolo máximo da cultura cristã? E porque ela pode ser a representação desta divindade e as outras não? 
Tudo depende da cor das lentes que colocamos em nossos olhos, para enxergarmos o que quisermos nesta cena e no outro. Eu, prefiro queimar a retina e olhar sem proteção nenhuma. 

2 comentários:

  1. flavius9:32 PM

    Compartilho teu sentimento aqui.
    Como uma foto tão linda consegue inspirar comentários tão diferentes e na minha visão, tão tristes!
    Mas é algo da arte, se enxerga muito de si mesmo em uma obra. Essas pessoas se enxergaram, simplesmente!

    ResponderExcluir
  2. Muito triste mesmo, Flá. Triste que as pessoas não tentem sair de si mesmas um pouco. É um experiência tão prazerosa.

    ResponderExcluir