Pesquisar este blog

15.3.12

O trabalho


Em posts passados já mencionei minha sina profissional, minhas aspirações e meu cansaço. Só que eu ando trabalhando mais que qualquer coisa na vida, então, estou sem outro assunto mesmo. 
Esta é a minha primeira dor: falta de assunto. Nestes dias de muito trabalho, tenho me divertido com pequenas coisas que vejo. É verdade que existe uma nuvem negra em cima daquele palácio. Ela atormenta a todos. Pouquíssimas pessoas conseguem se manter alegres ali dentro e, ainda assim, seu brilho diminui. No entanto, analisar tipos e frases soltas sempre foi uma diversão pra mim, ali a possibilidade é um banquete. 
A frase que mais escuto é "nossa, muita coisa!". Eu seguro o riso toda vez. Minha vontade é de gargalhar. Porque em 70% dos casos, é puro marketing. Nos outros 30% é falta de assunto mesmo. Aliás, falta de assunto é algo impressionante naquele lugar! 
Já trabalhei em muitos lugares. Em geral, qualquer coisa é assunto e no final tudo acaba numa piadinha, numa tiração com quem contou a história. Em nenhum destes lugares o trabalho era pouco, ao contrário, era muito maior que onde trampo agora. 
Quando uma rodinha se forma o assunto é trabalho ou as pessoas do trabalho. Ninguém leu nada interessante para contar, ou assistiu a um filme, uma série. As pessoas não saem no fim de semana, ninguém viaja. Nem seus filhos não são interessantes ou engraçadinhos, porque nunca se ouve uma boa história de criança que aprontou ou disse algo. Ninguém assiste novela sequer. Ninguém vai ao shopping. Nada. Todos só têm coisas ruins a dizer, 8h diárias, 5 dias na semana. 
Reclamam do trânsito, da professora da filha, da esposa, do marido, do trabalho, do calor, do cara que foi promovido... quando acabam as reclamações começa o show de falação dos outros: da roupa, do cabelo, do sapato, do carro, do que come, de quem come, do que sabem, do que só imaginam. 
Agora pensem: fácil lidar num ambiente assim né!? Terrível! Ás vezes rio, ás vezes mando minhas frases de efeito que fazem as paredes tremer. Nestes momentos , apesar de todos se acharem extremamente inteligentes, poucos entendem e, dos que entendem, poucos se manifestam. Em geral fica aquele climão: eu rindo sozinha, todo mundo olhando pro computador e digitando como se não houvesse amanhã. 
Há também as expressões faciais. A vida de todo mundo ali é tão dura! Fico comovida! Se eu não soubesse onde trabalham e quanto ganham, se só visse as expressões, ia jurar que são todos cortadores de cana. Aquela coisa de sol a sol, queimaduras, pouca água e muita ralação para ter o mínimo nessa vida. 
Mas o melhor é capacidade de cumprimentar. Eu chego e dou bom dia. Responde quem quer e eu nem me importo. Mas esse é o meu cumprimento e pronto. O próximo é "tchau gente, até amanhã". Não, ledo engano da pessoa normal. É necessário dizer "oi" e "tchau" toda, TODA,  vez que a pessoa a pessoa olha para mim. Se encontro no corredor indo para o outro canto do setor, ou indo para copa, ou no banheiro, ou até bem longe dali, não importa, sempre ouvirei um "oi", "mica!", "e aí". Esse é o momento em quem meus pensamentos psicopatas afloram... Eu tenho vontade de não responder, ou de mandar tomar mesmo... Ah vá! Alguém precisa mesmo me cumprimentar 308 vezes por dia!? 
Então vou para casa e estou livre de tudo isso! Não! Eles tentam me adicionar no facebook... Eu convivo com as pessoas todo este tempo diariamente e elas ainda me adicionam em rede social!? Como assim!? Se não têm assunto comigo lá, acha que vai mudar no facebook!? 
Agora tem uma coisa muito interessante neste desabafo: povo do trampo que leu, manifestem-se! Assim, teremos assunto! ;)

7 comentários:

  1. Roseni11:37 PM

    hahahaha... é bem isso, mas ate que onde estou nao rola assim, somos em numero reduzido, mas pode ter certeza que nao vai logar mais!!!! vc sera morta amanha!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu trabalhei na área de TI por uns 15 anos, ocupei cargos, sonhos, etc...uma blé enormeee.Faz 4 anos troquei tudo, absolutamente tudo por uma empresa nossa.Mudei de área radicalmente, pois trabalho com equipamento para área de oleo vegetal e biodiesel.Quem me vê no face diariamente, pensa, porra essa mulher não faz nada o dia inteiro..kkkkkkkk...as pessoas que vivem em volta de mim, ficam besta que além de tudo que eu faço, ainda inventei um blog!A diferença?Tenho prazer em tudo, antes eu achava que eu tinha, aliás..fui muito feliz na minha carreira, mas para variar...detesto essa porra de regra, de chefe, de fazer média, etc,de lamberem o teu saco pq vc bateu a meta..aiii...hoje falo com um monte de gente no telefone, olhando face, blogs, sim posso garantir, somos capazes de fazer um monte de coisas, só nos dar uma ambiente de trabalho saudável, liberdade de tentarmos errar e corrigir!É isso, mas eu sou a favor do trabalhar sempre, pq no mundo de hoje, pagar as contas e comprar as nossas coisinhas honestamente, pqp...temos que trabalhar muuuitooo, mas ...dormimos em paz!bjsss

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade Sun, fazer algo que traz satisfação muda muita coisa. O que é triste é que nem todo mundo tem possibilidades financeiras ou empreendedorismo suficiente para uma guinada dessas. É possível se encontrar no que se trampa também. Lembro de um curso do SEBRAE em que o orientador disse que fez o curso para montar a empresa dele e descobriu que não tinha as características necessárias, então continuou empregado. Deu um jeito. Eu não tenho medo nenhum de começar do zero, já fiz isso mais de uma vez. No entanto agora é o momento de investir neste trampo, porque lá terei acesso a outras coisas que busco. Infelizmente as pessoas estão em outra vibração rs E lá estarei eu amanhã de novo!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, não tem como jogar tudo pro alto assim, da noite pro dia, trabalhei como vaca velha, porque precisava mesmo do salário!
    Antes de sair, mEuuu pesei durante um tempão, fizemos contas e mais contas, apertamos tudo e fomos de cabeça.Não foi fácil e não é ainda, pq é o que eu falo:Acordar todo dia para defender opão, pq se não vender..fudeu!Pressão existe, que aliás é a pior, pq é a nossa propria, mas...trabalhar pra nós, em um negocio nosso vale pelo Prazer!É isso aí Mica, agora é hora de vc ralar mesmo para realizar o sonho lá na frente!!Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Sei que não era pra rir, mas achei engraçada a sacada huaehuauhehua "Se eu não soubesse onde trabalham e quanto ganham, se só visse as expressões, ia jurar que são todos cortadores de cana", achei genial.

    Aliás, eu adorei o texto todo. Foi tão sincero! Esses ambientes de trabalho doentis... seu post devia ser colado no mural, onde todos têm acesso. Pra quem sabe mudarem o assunto, pararem de te cumprimentar cada vez que te vê e se tocarem qto ao facebook!

    Lembra mto o lugar onde trabalhei.. e com o facebook, mesma coisa, infelizmente. Daí, até adicionei, mas bloqueei todos. E cancelei a assinatura já de cara. Afinal, pra que ter que aguentar o papo merda lá tb, né?

    Beijos! E te mando boas energias pra segurar essa até vc sair de lá. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah é melhor rir né!? conseguiu imaginar as caras? rs

      obrigada kellynha, bjos

      Excluir