Pesquisar este blog

31.3.12

Sobre rituais, café, vinho e um bom banho


Eu adoro rituais. Acho que eles dão glamour às coisas simples. É como passar um gloss naquilo que é comum, tornando-o muito mais. Tenho vários destes rituais, alguns aprendidos, outros criados, todos usados propositalmente para dar mais leveza e beleza ao dia a dia.
Café é bom e não precisa de nada mais para ser degustado, certo? Sim, no café da manhã do dia a dia sim. Mas o café pode ficar muito especial. Adoro descobrir quais são os melhores, como os baristas escolhem, a medida certa de água e de pó para o melhor sabor, o buquê, a textura. Ano passado ganhei de um casal de amigos um pacote de café colombiano. Os cafés colombianos são considerados os melhores cafés suaves do mundo. Com o presente veio a indicação "para seus momentos especiais". Eu não espero as coisas acontecerem, minha vida é agora. Então, no café do dia seguinte eu já usei o presente. Na mesma semana fiz para receber minha irmã que também ama café. Depois foi a vez de um café da tarde com a mãe. E hoje também. Porque hoje? Porque fiquei com vontade! E se o café é especial, meu dia começou especial. Isso traz uma sensação de bem estar deliciosa. Fiz o café, para comer com queijo branco e coloquei minha gérbera vermelha que está toda florida na mesa, para enfeitar. Não tinha ninguém, foi tudo pra mim.
Tem noites, principalmente de sábado, que me dá uma tristezinha de não ter grana para sair ou de estar sozinha em casa. Nem sempre é possível achar um amigo "vou te tirar dessa" e resolver a situação. Então, dou um jeito fazendo um jantarzinho especial e abrindo um vinho. Aliás só o vinho já dá todo o glamour que a solidão apaga. Uma taça de vinho na mão numa noite de sábado, me faz escrever e ter mil ideias. Pintar e criar minhas caixas de madeira também combina com vinho e com música. O ritual do vinho tem muito glamour. Existe o jeito certo de beber, de servir, o acompanhamento ideal, a água para limpar o paladar e mil coisas que eu nem sei, mas adoro saber. A Wicca também usa o vinho em seus rituais. Não tenho religião e já li sobre muitas, gosto de algumas ideias de várias. Na Wicca gosto da ideia de que a divindade é interna, gosto de que o processo religioso é individual e não existem escalas evolutivas, gosto da ideia de que a natureza pode ser usada como elemento de transformação interna. O vinho é usado como acompanhamento nos rituais de culinária. Cozinhar bebendo vinho é mesmo uma delícia.
Tenho também um ritual do banho. Música clássica, velas, óleo de banho. Só saio quando estou enrugada e com fome. É uma delícia. Ideal para curar as dores na estima. Volto a me sentir bonita, desejável, mulher. A semana passa de um jeito, que mal tenho tempo de olhar no espelho. Banho de manhã super corrido para ir trabalhar. Roupas de trabalhar. Tudo tão no esquema que nem preciso olhar no espelho para saber como está o cabelo, é só passar o creme do mesmo jeito de sempre e sair. Então, tirar um dia para tomar um banho sem pressa e dedicando cada minuto a cuidar de mim e do meu corpo, é fundamental.
Algumas pessoas podem ler e pensar "não preciso de nada disso". É verdade. Muita gente consegue racionalizar tudo e não necessita de firulas para enfrentar a vida. Inclusive eu. O que eu preciso é de prazer. É justamente abandonar a racionalidade por um tempo e desfrutar a vida, a beleza, os sabores, os momentos. Então cultivo meus rituais de prazer e renovação, deixo razão para quando preciso dela. 

11 comentários:

  1. Texto-delícia. Adorei. ;)

    Cada um tem o seu jeito de enfeitar o dia, e gosto de conhecer como as outras pessoas fazem... daí eu saio do meu mundinho, e visito o seu, só de ler! Adoro essas sensações. :)

    * lembro do café colombiano, nunca tinha experimentado um, que honra, haha

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownnn Kellynha não foi super especial nosso café da manhã com café colombiano ouvindo a Paola contar sobre a história da Colômbia? Amei!

      Excluir
  2. como eu ia dizendo... odeio café, mas adoro passar café pros outros tomarem... acho uma delícia esperar a água ferver, coar o café e sentir aquele cheirinho bom... cheiro de visita!
    odeio vinho... e acho uma pena... tão glamuroso tomar vinho... tão romântico um vinho a dois...
    mas o banho.... ah, o banho.... que delícia... ficar mergulhada na água quente, naquela meia luz, sem pensar muito em nada... só relaxando, curtindo os cheiros e as sensações.... ô delícia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Café tem cheiro de visita! Isso é verdade Bel, você tem toda razão! Também me lembra minha vó, que amava café, tomava o dia inteiro.

      Excluir
  3. Tiago Moreno de Barros3:47 PM

    Muito verdade... Uma taça de vinho nas mãos e uma noite solitária de sábado, aguça minha criatividade... Rsss... preciso tomar um tal café colombiano agora...

    ResponderExcluir
  4. Adoro vinho. Fiz 2 cursos iniciais de sommeliers. Os próximos só devem ser feitos depois de muitas taças e apurar meu bouquet. Que sorte a minha, assim tenho desculpa pra tomar muitos.

    Eu nao degusto café, mas jah fiz curso, jah aprendi sobre cafés gourmets, só pelo saber, só pra ter em casa e receber bem, masa qdo tomo, peco no quesito açúcar, jah que os profissionais não adoçam. Eu sou um fiasco nesse sentido..rs.. coloco até um creminho.. um leitinho.. um pedacinho de café no fundo.. acho que nao aprendi nada.. rs..

    Banho? ah.. nao tenho esse carinho todo (mas eu tomo banho, juro!). Mas se um dia eu tiver uma banheira, vou fazer dela minha segunda cama!!

    Eu gosto de receber.. de cozinhar.. de agradar. Adoro arrumar a mesa, a casa, as taças. Adoro me sentar com os amigos, rir, cantar, ouvir um violão. Adoro ter amigos. Tenho poucos, alguns em outro estado, outros no vilarejo, como vc, que eu adoro.

    BJins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu ainda coloco açúcar, mas diminuo periodicamente, sério. E se não tiver açúcar, só adoçante, prefiro o café puro. Adoçante muda o gosto do café, nada a ver.

      Cozinhar e receber é a minha cara também, já até fiz post sobre isso. :)

      Excluir
    2. Atualizando Mô: não coloca mais açúcar! Café, só puro! \o/

      Excluir
  5. Eu amo tudo isso que vc disse!Café é o meu combustível da manhã.Amo o cheiro.Depois do Nespresso virou vício total e adooro o Arpeggio, é da Costa Rica, bateu em mil os Colombianos, experimenta um dia!
    Vinho, não tem como, casei com um Moretti e o pai dele é enólogo, nascido em São Roque!Vinho na cabeça!
    Banho é um prazer sempre, mas qdo tem um produto novo...aí curto pra caramba!
    Sou muito o que a Monica disse, amo receber as pessoas em casa para qquer coisa.Tomar um café ou fazer um almoço no jardim, que aliás tem sido o meu vício ultimamente...ai ai..a vida é boa demais, lembrar dessas coisas me dá uma felicidade calma!Bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooossaaaa que tristeza de sogro né!? hahahhahaha

      Excluir